terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

MAQUETE DE VULCÃO EM ERUPÇÃO

Como fazer um vulcão com a reação química do vinagre, bicarbonato de sódio e corante vermelho para maquetes?

   Acabei de ler o comentário deixado "Como fazer maquetes" por uma que mora em Portugal, relatando uma experiência muito boa que fez com seus , dentro deste tema. A partir daí, fiz uma pesquisa e a posto aqui  para que possa auxiliar outros educadores em suas aulas e mesmo outros alunos na confecção de suas maquetes.

"Olá Lisa,
Sou educadora de infância e em Portugal,mais propriamente nos Açores,(arquipélago com 9 ilhas).
Neste final de ano realizei, com as minhas crianças, uma maquete da ilha onde nos encontramos,o Pico.Este trabalho foi o de uma questão que as crianças me colocaram sobre os vulcões. A maquete com a chaminé vulcânica e o pico que dá o nome à ilha,mas não foi feito à escala. Nesta chaminé vulcânica, realizámos a experiência da reação do vinagre, bicarbonato de sódio e corante alimentar vermelho,servindo para a erupção do e a da lava vulcânica.Foi lindo de ver a carinha de espanto da pequenada!"

   Agradeço de coração por ter deixado o relato. Muito obrigada! É muito bom saber e com outros e pais o que acontece pelo mundo afora em matéria de educação! 


 E agora? Vamos fazer um vulcão para a nossa  maquete?

1. Para começar, é preciso modelar um vulcão. Você pode utilizar argila ou outros materiais. Um detalhe muito importante é que você deve modelar o vulcão deixando em seu interior algum recipiente para realizar a experiência química da erupção. Pode utilizar uma garrafa pequena de água mineral, um copo plástico. Não aconselho um objeto muito pequeno porque o efeito será pequeno também. Para ficar bonito é necessário copo ou garrafinha. 


Veja as fotos:






Estes vulcões das foram  modelados pelo 6o ano da EMEB. Pref. Henrique Liebl, junto com a Profa. Regiane, de Geografia. O trabalho deles ficou sensacional!

Que materiais irei utilizar?


 2. Agora, é preciso separar alguns materiais para realizar a experiência da reação química dentro do vulcão e fazer com que a 'lava' saia de seu interior de um modo muito legal!

Você irá precisar de: 


  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • líquido
  • Corante de alimentos vermelho
  • Vinagre



E agora? O que fazer?

Misture em alguma vasilha: 1/4 de xícara de água, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, três colheres de sopa de detergente líquido e algumas gotas de corante vermelh (o corante serve apenas para dar a mistura ou a lava. Algumas pessoas utilizam colorau ou anilina vermelha, laranja etc.)


Derrame esta mistura dentro do vidro, no interior do vulcão, utilizando um funil. É que você pode montar o vulcão ao redor do vidro ou copo já contendo esta mistura se achar mais prático. 

No momento da , coloque devagar dentro do vidro 1/4 de vinagre. Pronto! O vulcão entratá em erupção e a lava sairá de seu interior de forma muito legal e real!

Veja:


Existem diversas variações para esta receita. O importante mesmo é que você faça um teste, antes da apresentação, para se certificar de que irá funcionar, na hora H! Outra coisa importante é nunca alterar as quantidades de água, detergente, etc, no momento da apresentação. É preciso que as quantidades estejam acertadas com aquela que você testou!

Encontrei no Química ensinada uma receita de massa que pode ser utilizada, caso você não tenha a argila:

Preparando a massa para moldar o vulcão:

·         Misture 6 xícaras de farinha,        2 colheres de sal,      4 colheres de sopa de óleo de cozinha,        2 xícaras de água.
A mistura resultante deve ser lisa e firme (mais água pode ser adicionado, se necessário).

Mas... Por que esta reação ocorre?

Quando o bicarbonato de sódio, que é uma substância alcalina, entra em com o vinagre, que é uma substância ácida, a reação origina milhares de bolhas, que são a reação química entre estas duas substâncias anteriores e que arrastam os outros ingredientes da mistura atrás de si, formando a lava do vulcão.


Você tem alguma experiência desta fotografada? Mande para nós e postaremos aqui com os seus créditos!

Crédito desta postagem ao Espaço Educar.

8 comentários:

  1. bela puta merdaaaa ! vao tomar no cu fdp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei de aprender como se faz um vulcão agora vou preparar o meu para o trabalho de geografia

      Excluir
    2. gostei de aprender como se faz um vulcão agora vou preparar o meu para o trabalho de geografia

      Excluir
  2. Eu queria saber como fazer o vulcão passo a passo
    Esse vulcão foi feito de argila ou outro material.

    ResponderExcluir
  3. Quantos centímetros precisa ter o vulcão??

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo tutorial valeu vou fazer minha maquete pra escola

    ResponderExcluir
  5. Quantos centímetros tem ter um vulcão?Quais são os outros materiais que serve para modelar um vulcão?

    ResponderExcluir