domingo, 27 de maio de 2012

Dinâmica com alunos - Pote das Preocupações


O POTE DAS PREOCUPAÇÕES                                                                                    






PROPÓSITO

Distrações, aborrecimentos e preocupa­ções não só interferem na concentração em sala de aula, mas também geram ou­tros problemas, prejudicando a compre­ensão da lição, produzindo baixos rendi­mentos e, eventualmente, deixando alu­nos para trás, situações que precisam ser recuperadas.

 
Você vai precisar de: Um pote de vidro com uma etiqueta com as palavras "Dístrações, aborrecimentos e preocupações.
Esta dinâmica pode ser Individual ou em grupo
O professor informa ao aluno ou aos alunos que o pote é especialmente reservado para os aborrecimentos e preocupações que eles possa ter com a família, a saúde, os recursos financeiros da família (ou destinados a eles), o que as outras pessoas pensam sobre as roupas deles etc. O pote pode também conter todo tipo de distrações: pensamentos rápidos sobre as próximas féria, planos para a noite ou para o fim de semana, seu programa favorito de TV, lazer, uma apresentação oral que terão que fazer em breve etc. Antes de começar a aula o professor deve lembrar aos alunos que qualquer um que sinta necessidade deve colocar os pensamentos que possam minar sua concentração no pote e em seguida fechá-lo com bastante força (de forma que nenhum pensamento perlurbador possa escapar). O pote permanecerá fechado até o fim da aula e, então, os aluno poderão reapropriar-se de suas preocupações e distrações, se assim desejarem.Nesse meio tempo, os alunos não serão perturbados por esses pensamentos e serão capazes de direcionar todo o esforço para manter a atenção voltada para a lição que estava sendo dada. Se acontecer, no entanto, de um aluno sucumbir à distração, o professor pode simplesmente reforçar o lembrete com um leve tapinha no ombro desse aluno. A explanação dada no começo da aula pode ser rapidamente retomada, poupando tempo, energia e, além disso, reforçando o sentimento de colaboração entre o aluno e o professor, bem como entre todos os alunos da saula de aula. No mesmo espírito de colaboração, o professor pode pedir para também usar o "pote das preocupações", informando aos alunos, por exemplo, que não há mais muito espaço no pote porque muias coisas foram colocadas nele. Confidenciando à turma que ele também precisa colocar de lado certas preocupações, o adulto reforça no aluno a autodisciplina sobre seus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário