domingo, 27 de maio de 2012

Dinâmica para combater Bullying




A NOTA DE 10 REAIS


Você vai precisar de: Uma nota de 10 reais ou de valor menor se seus alunos forem mais novos.







PROPÓSITO
 Apesar de toda a atenção dada pelo corpo docente aos problemas de rejeição em sala de aula, ainda há dificuldade de colocar fim na crueldade coletiva que inci­de sobre o aluno que é unanimemente considerado bode expiatório, sendo cons­tantemente ridicularizado e condenado ao ostracismo.



 Individual
O professor mostra a nota de dinheiro para o aluno que é vítima de rejeição, perguntando a ele qual o valor da nota. Depois que o aluno der a resposta, o pro­fessor dobra a nota com energia similar a usada pelas crianças "agressoras", com desprezo e, talvez, até certo grau de prazer - amassando e esticando a nota, usan­do, tanto quanto possível, as mesmas observações destrutivas e a má vontade que geralmente são direcionadas para esse aluno. O professor se certifica de que o aluno se identifica com a nota de dinheiro perguntando, por exemplo: "Isso é o que eles fazem com você, não é mesmo? Você se sente um pouco como essa nota de dinheiro? Você se sente rejeitado, esmagado por todos e nem liga muito para isso? Você acha que os outros estão certos em tratar você assim? Você também acha que você não vale muita coisa?" Quando o aluno responder afirmativamen­te, o professor pega a nota de dinheiro com mais respeito, desamassa a nota cui­dadosamente, e pergunta novamente: "Quanto vale esta nota de dinheiro?" O aluno reconhece que o valor da nota é ainda o mesmo, idêntico ao que era no co­meço, independente de como ela foi tratada. Você pode fazer o aluno entender que, de forma similar, apesar do que os outros dizem e do jeito como o tratam, seu valor permanece intacto e imutável. Essa imagem se mostra tão forte e con­creta que o aluno adquire nova confiança e se torna capaz de manter sua auto-confiança 
começando a demonstrar reações quando os outros tentam desestabilizá-lo ou rejeitá-lo. 

Individual
A variação dessa técnica pode se mostrar ainda mais eficiente com crianças mais novas. Em uma folha de papel, o próprio aluno escreve as qualidades que caracterizam sua inteligência, sua gentileza, sua afetuosidade, sua honestidade etc. O professor segue os mesmos procedimentos descritos com a nota de di­nheiro, mas agora com a folha de papel do aluno. Depois de alisar o papel amassado, o professor pergunta se as qualidades ainda estão escritas no papel, obviamente, elas não desapareceram. A criança pode guardar o papel como lem­brete e, assim, ancorar os benefícios dessa experiência com mais profundidade.







6 comentários:

  1. Respostas
    1. Acho que a dinâmica é boa sim. Sou professora da Rede Municipal do Rio e também sou psicóloga. Discordo que essa dinâmica deixe a criança com mais problemas. Claro que também deve-se levar em conta a idade da criança com a qual será feita. Mas é necessário sim que a criança perceba o seu real valor. Acho que o que deixa a criança traumatizada é a falta de cuidado e o medo que alguns educadores têm de abordar esse tema com as crianças. Muita coisa pode e deve ser feita para ajudar a combater esse mal. Não fazer nada é bem pior.

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  2. Nossa, O senhor tem problemas! Isso traumatizaria a criança ainda mais! Que horror, como alguém pode ter achado isso uma boa ideia?

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  3. Excelente dinâmica. Os alunos andam muito sem valores, sem sentimentos , sem enxergar o valor do outro, enxergam só a si mesmos. Muito bom para dar um "susto" no ego deles.

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  4. Excelente dinâmica. Os alunos andam muito sem valores, sem sentimentos , sem enxergar o valor do outro, enxergam só a si mesmos. Muito bom para dar um "susto" no ego deles.

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  5. Muito boa, a criança adquire autoconfiança e tem uma percepção de que o que os outros dizem de ruim a seu respeito, não irá apagar o que ela é.

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