A NOTA DE 10 REAIS
Você vai precisar de: Uma nota de 10 reais ou
de valor menor se
seus alunos forem mais novos.
PROPÓSITO
Apesar de
toda a atenção dada pelo corpo docente aos problemas de rejeição em sala de
aula, ainda há dificuldade de colocar fim na crueldade coletiva que incide
sobre o aluno que é unanimemente considerado bode expiatório, sendo constantemente
ridicularizado e condenado ao ostracismo.
Individual
O professor mostra a nota de dinheiro para o aluno que
é vítima de rejeição, perguntando a ele qual o valor da nota. Depois que o
aluno der a resposta, o professor dobra a nota com energia similar a usada
pelas crianças "agressoras", com desprezo e, talvez, até certo grau
de prazer - amassando e esticando a nota, usando, tanto quanto possível, as
mesmas observações destrutivas e a má vontade que geralmente são direcionadas
para esse aluno. O professor se certifica de que o aluno se identifica com a
nota de dinheiro perguntando, por exemplo: "Isso é o que eles fazem com
você, não é mesmo? Você se sente um pouco como essa nota de dinheiro? Você se
sente rejeitado, esmagado por todos e nem liga muito para isso? Você acha que
os outros estão certos em tratar você assim? Você também acha que você não vale
muita coisa?" Quando o aluno responder afirmativamente, o professor pega a
nota de dinheiro com mais respeito, desamassa a nota cuidadosamente, e
pergunta novamente: "Quanto vale esta nota de dinheiro?" O aluno
reconhece que o valor da nota é ainda o mesmo, idêntico ao que era no começo,
independente de como ela foi tratada. Você pode fazer o aluno entender que, de
forma similar, apesar do que os outros dizem e do jeito como o tratam, seu
valor permanece intacto e imutável. Essa imagem se mostra tão forte e concreta
que o aluno adquire nova confiança e se torna capaz de manter sua auto-confiança
começando a demonstrar reações quando os outros tentam desestabilizá-lo ou rejeitá-lo.
Individual
A variação dessa técnica pode se mostrar ainda mais
eficiente com crianças mais novas. Em uma folha de papel, o próprio aluno
escreve as qualidades que caracterizam sua inteligência, sua gentileza, sua
afetuosidade, sua honestidade etc.
O professor segue os mesmos
procedimentos descritos com a nota de dinheiro, mas agora com a folha de papel
do aluno. Depois de alisar o papel amassado, o professor pergunta se as
qualidades ainda estão escritas no papel, obviamente, elas não desapareceram. A
criança pode guardar o papel como lembrete e, assim, ancorar os benefícios
dessa experiência com mais profundidade.
Muito bom Professor Zezinho
ResponderExcluirAcho que a dinâmica é boa sim. Sou professora da Rede Municipal do Rio e também sou psicóloga. Discordo que essa dinâmica deixe a criança com mais problemas. Claro que também deve-se levar em conta a idade da criança com a qual será feita. Mas é necessário sim que a criança perceba o seu real valor. Acho que o que deixa a criança traumatizada é a falta de cuidado e o medo que alguns educadores têm de abordar esse tema com as crianças. Muita coisa pode e deve ser feita para ajudar a combater esse mal. Não fazer nada é bem pior.
ExcluirNossa, O senhor tem problemas! Isso traumatizaria a criança ainda mais! Que horror, como alguém pode ter achado isso uma boa ideia?
ResponderExcluirExcelente dinâmica. Os alunos andam muito sem valores, sem sentimentos , sem enxergar o valor do outro, enxergam só a si mesmos. Muito bom para dar um "susto" no ego deles.
ResponderExcluirExcelente dinâmica. Os alunos andam muito sem valores, sem sentimentos , sem enxergar o valor do outro, enxergam só a si mesmos. Muito bom para dar um "susto" no ego deles.
ResponderExcluirMuito boa, a criança adquire autoconfiança e tem uma percepção de que o que os outros dizem de ruim a seu respeito, não irá apagar o que ela é.
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