Atividades com o
crachá:
a) fazer uma
rodinha com as crianças. Colocar no centro todos os crachás. Pedir às crianças
que encontrem os seus crachás.
b) jogo de
memória de nomes: distribuir entre os grupos de alunos cartões com os
nomes de cada um repetido duas vezes. Cada criança vira dois cartões. Se
conseguir acertar, entrega ao seu dono.
c) colocar os
crachás sobre a mesa. Cada criança deverá encontrar o seu crachá e voltar
ao seu lugar.
d) Confeccionar
cartõezinhos com os nomes dos alunos, deixando faltar uma letra. Entregar e
pedir para cada aluno descobrir e escrever qual é a letra que falta.
e) O professor
entrega os crachás para os alunos. Depois, escreve no quadro uma letra e
pergunta quem tem esta letra em seu nome. Continuar com outras letras.
f) Perguntar para os
alunos quem tem quatro, cinco, seis, etc. letras no nome. Depois, pedir para
separar os crachás que tiverem a mesma quantidade de letras.
g) Colocar os crachás
em um varal. Deixar que cada criança pegue o seu.
h) Separar os crachás
que começam com a mesma letra.
i) Separar os crachás
por ordem alfabética.
j)
O professor escolhe o crachá de um aluno e vai dando pistas com as suas
características. Exemplo: é loiro, tem olhos azuis, é alto, etc. Depois que os
alunos descobrirem quem é, o professor mostrará o crachá.
l)
Distribuir entre os alunos os crachás trocados. Cada um deverá procurar o dono
do crachá.
m)
Quebra-cabeça com nomes e figuras. A criança deverá montá-lo formando a
figura e o nome.
n)
Cartela do nome: o professor entrega uma cartela com o seu nome. Ele
escreverá no quadro uma letra e perguntará: Quem tem estas letra? Marque um X
na cartela. O professor irá escrevendo outras letras e os alunos irão marcando
na cartela. Vence quem completar a cartela primeiro.
Variação:
O
professor poderá colocar letras do alfabeto numa sacolinha e vai sorteando as
letras.
o)
Quero ver quem é esperto: as crianças devem estar assentadas em uma
grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai
jogando no centro da roda seis ou sete fichas com nomes deles. Ao final do
canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e
colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair
e não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso
com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os
alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá.
Exemplo:
·
Quem tem o nome com quatro letras?
·
Qual é o nome que começa com P?
·
Qual é o nome que começa com o pedacinho LA?
·
Qual desses nomes é o maior? E o menor?
MÚSICA:
quero ver quem é esperto
E na roda vai entrar
Atenção agora aos nomes
Que no centro vou jogar.
(Música: Ciranda Cirandinha)
p)
Do meu nome surgem outros nomes: a turma será dividida em grupos de
quatro alunos, cada um com seu envelope com o alfabeto móvel. Cada aluno deverá
retirar as fichas e armá-las na carteira, formando o seu nome, no sentido
vertical. Depois, usando outras fichas, eles poderão formar outros nomes:
dos colegas do grupo, do professor, de objetos, de frutas, animais, em forma de
acróstico. Cabe ao professor observar os grupos na formação das palavras. O
professor escolherá a mais completa montagem de cada um dos grupos e trabalhará
na lousa, levando a turma a visualizar os nomes. Lerá com a turma o nome do
aluno primeiro e as palavras que se formam com cada letra daquele nome.
q)
Jogo voa borboleta: O professor entregará uma folha como o modelo abaixo
para o primeiro aluno de cada fileira. Esse deverá escrever o mais rápido
possível o nome de um colega e passa a folha ao colega de trás, dizendo “Voa
borboleta”. Esse por sua vez, escreverá outro nome e fará o mesmo até que a
folha chegue ao último de cada fileira. Após escrever o nome, o último aluno da
fileira deverá levar a folha, bem depressa e entregá-la ao professor. A fileira
que terminar primeiro ganhará ponto. O professor redistribui as folhas e a
brincadeira prossegue trocando-se as folhas de fileira.
Variação: Poderá ser
escolhido outro tema para a escrita, como nomes de pessoas que comecem por
determinada letra, nomes femininos, masculinos, nomes de partes do corpo,
flores, frutas, animais, etc.
r)
Dominó falado: Os alunos deverão sentar-se formando uma grande roda. O
professor inicia a brincadeira ou escolhe algum aluno para iniciar,
apresentando-se aos alunos: “Eu me chamo Cristiano.” O colega seguinte deverá
repetir o nome anterior e acrescentar o seu: “Ele se chama Cristiano e eu me
chamo Alex”. A brincadeira prossegue desta maneira até que todos os alunos se
apresentem.
Atribuo os créditos à Profª Laudiana Batista de Oliveira - Professora dos colégios Maria Apparecida de Miranda e Alba de Melo Bonilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário