segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Brincadeiras para a Educação Infantil



Seguem mais algumas atividades para a Educação infantil.

Atribuo os créditos à Profª Laudiana Batista de Oliveira  -   Professora dos colégios Maria Apparecida de Miranda e Alba de Melo Bonilha.


Brincadeiras


Atividade 1     -      Joguinho da caixinha do alfabeto: colocar dentro de uma caixa enfeitada várias fichas com as letras do alfabeto, exceto as letras K, W e Y. Cada criança retira uma letra e diz o nome de uma pessoa ou escreve no quadro uma palavra que comece com essa letra. Se acertar, ganha um ponto. Se errar, paga uma prenda.


Atividade 2      -     Joguinho de palavras utilizando jornais e revistas: dividir a turma em grupos e distribuir entre eles jornais e revistas. O professor pede que eles procurem e recortem uma palavra com 5 letras. O grupo que achar primeiro ganha ponto. O jogo continua com o professor pedindo que os alunos recortem de jornais e revistas palavras que tenham:
·        4 letras
·        2 letras A
·        8 letras
·        letra e no final
·        1 palavra começada com a letra b, c, d ...
·        1 letra u
·        1 letra i
·        com 2 vogais diferentes
·        palavras começadas com letra maiúscula.
·        Palavras terminadas com m, s, etc.


Atividade 3    -     Jogo com vogais: os alunos recebem uma cartela como o modelo e deve completá-la com nomes começados com as letras indicadas.
Nomes
A
E
I
O
U
Frutas





Nomes





Animais







Atividade 4     -      Jogo de formar frases: O professor deverá confeccionar fichas com palavras que comecem com a letra trabalhada. Em seguida colocará em uma caixinha enfeitada. A turma será dividida em duplas. Cada dupla sorteia uma ficha da caixinha. A dupla deverá fazer frases com a palavra em uma folha ou no caderno. A dupla que conseguir formar o maior número de frases ganhará o jogo.


Atividade 5     -      Joguinho com dados: confeccionar 4 dados com as seguintes sílabas para cada um: (DA – CO – BE – E – BO -     ); (DE – CA – BA – I -    ); (BÃO – CU – BI – O – DU -     ); (DI – DÃO – BU – DO – U –        ). Pedir que cada grupo forme palavrinhas jogando os dados. O grupo que conseguir formar primeiro uma palavrinha. Ganhará um ponto. No final, o grupo que tiver mais pontos será o vencedor.
Variação: dividir a turma em duplas Cada aluno jogará o dado com as sílabas TE, MA, PE, CO, FA, LU. A partir da sílaba que ficou voltada para cima, o aluno formará palavras de 4 letras ou duas sílabas e as escreverá no caderno. As sílabas podem constar no início ou no final da palavra. A dupla que conseguir o maior número de palavras será a vencedora.



Atividade 6     -      Jogo de formar palavras: Separar a turma em duplas, entregar uma folha para cada dupla. A dupla que formar mais palavrinhas e mais rápido será a campeã. As palavras formadas poderão ser colocadas em uma folha e afixadas no varal ou mural. Exemplo de folha:
CA
CUI
DE
DO
I
DA
BI
BO
BE
A
DÃO
BU
BA
CO
E
BÃO
DI
BA
U
CU
CÃO
DA
CA
O
DU


Atividade 7     -      Montando palavrinhas com caixas de fósforo: encapar várias caixinhas de fósforo com papel fantasia, escrever as sílabas que correspondam às palavras desejadas ou o alfabeto repetindo as sílabas mais usadas.


Atividade 8     -      Falta uma letra: o professor deverá confeccionar cartões com palavras onde deverá estar faltando uma letra em cada palavra. A turma será dividida em duplas que receberá um cartão. Eles deverão descobrir qual é a letra que está faltando. Se acertarem ganharão um ponto.


Atividade 9     -  Roleta de palavras com a letra ____: para esse jogo serão necessárias 1 roleta e 1 cartela. A classe será dividida em grupos de 4 alunos. Cada aluno terá uma cartela para  escrever as palavras. Tira par ou ímpar pra ver quem começa. O jogador deverá rodar a roleta e falar um nome que tenha a letra trabalhada; no início ou no meio da palavra.  A cada acerto ganhará um ponto. Segue abaixo o modelo de roleta e de cartela:
                            CARTELA
Jogadas
Palavra
1a jogada

2a jogada

3a jogada

4a jogada



Atividade 10     -    Adivinhe se puder: Fichas com palavras escritas de forma correta e fichas com as mesmas palavras, porém com as letras fora de ordem. Divida a turma em dois grupos. Entregue uma ficha com uma palavra para cada aluno. Depois, o professor deverá colocar as fichas com as letras fora de ordem (no quadro, no varal, no mural ou na parede). O aluno deverá achar a ficha que tenha a sua palavra, porém com as letras fora de ordem. O aluno que conseguir descobrir a palavra ganhará 2 pontos. Não vale outro aluno do grupo ajudar o colega. Se o aluno ler corretamente a palavra ganhará 1 ponto para o grupo. Ganha o jogo o grupo que tiver mais pontos.

Tenham todos uma excelente semana.

Contribuições podem ser enviadas para meu e-mail   -   supervisorzezinho@gmail.com
Assim que analisar a pertinência das atividades, psotarei para todos que quiserem incrementar suas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário