terça-feira, 31 de julho de 2012

Causos de Parnaíba - Policarpo





POLICARPO.


 


Era costume dos tempos de outrora, que os padres e pessoas influentes e ricas fossem, depois de mortas, enterradas na igreja. Na igreja Matriz de Sant'Ana ainda hoje encontram-se pedras com nomes dessas pessoas.

Havia na cidade uma homem muito mau de nome Policarpo. Deixava os escravos morrerem de fome ou chicoteava-os até a morte. Maltrata os filhos e a mulher, e mandava matar quem atravessasse em seu caminho.
Quando morreu, por ser um senhor de muitas terras e exercer poder político na cidade, foi enterrado na igreja. Desde então, coisas estranhas começaram a acontecer no local. Bancos rolavam, o sino tocava e correntes se arrastavam.
Muitos moradores já haviam presenciado tais fenômenos, e de boca em boca a população ficou assustada. Ninguém ia à reza à noite, nem ficava sozinho na igreja. O vigário que não acredita em assombração, resolveu, um dia pousar na igreja. Antes de terminar o terço, ouviu passos e barulho de correntes se arrastando. Perguntou quem era:
- Sou eu, o Policarpo. Ajude-me, por favor. Não posso ficar enterrado neste lugar sagrado, pois não sou digno. Mande-me desenterrar e jogue meu caixão no Rio Tietê para que a correnteza me leve para bem longe.
Foi o que fez o vigário. Na igreja nunca mais esse homem atormentou, mas na cidade... o Policarpo ainda aparece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário