domingo, 27 de maio de 2012

Atívidades Lúdicas para Alfabetização


 Atividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Bingo

Material: saco de plástico, cartolina, tampas de garrafas e canetas.

Elaboração do material: A professora prepara um cartão para cada aluno da turma. Cada cartão deve ser dividido em tantos quadrados quantos forem as letras do nome do aluno. Em cada quadradinho escreve-se uma letra.


Em pequenas fichas escrevem-se as letras do alfabeto observando para que apareçam todas as letras necessárias para a escrita dos nomes dos alunos.

Jogo: Com as fichas das letras dentro de um saco de plástico e cada aluno de posse do seu cartão inicia-se o jogo. Primeiramente, é sorteada uma letra pela professora e mostrada aos alunos. O aluno que encontrar no seu cartão a letra, marca-a com uma tampinha. A professora segue cantando letra por letra até acabarem as fichas do saco.


Variações do jogo:
1.1 O cartão do Bingo de cada aluno é formado por nomes dos colegas. A professora canta as fichas dos nomes, mostrando-as aos alunos, para que marquem no seu cartão. Num segundo momento pode-se utilizar um lado do cartão com letra script e do outro lado com letra cursiva ou um lado só com letras maiúsculas e outro com letra inicial maiúscula e o restante do nome com letra minúscula.

1.2 Cartão com palavras e fichas com desenho;
1.3 Cartão com desenho e fichas com palavras;
1.4 Cartão e fichas com palavras do vocabulário de estudo;
1.5 Cartão com letra cursiva e fichas com letra script.



Atividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Dominó
Material:cartolina e canetas.

Elaboração do material: recorta-se a cartolina em rectângulos de 8 cm x 4 cm aproximadamente. Com uma caneta risca-se um traço dividindo o rectângulo.

Em cada peça escreve-se, no lado direito, o nome de um aluno e o mesmo nome deve ser escrito no lado esquerdo da outra peça e assim sucessivamente.


Jogo: divide-se a turma em grupos de dois alunos e, a cada grupo, entrega-se um conjunto de aproximadamente 20 peças. Todas as peças devem ser viradas para baixo, embaralhadas e divididas entre os jogadores.

Um aluno inicia o jogo colocando uma peça de dominó no centro da mesa. O outro jogador deve procurar uma peça que contenha um dos nomes que se encontra nas pontas. Quando encontrado deve-se encostar as peças com nomes iguais.

Se o jogador não tiver a peça que contenha um dos nomes que se encontra sem par sobre a mesa, deve passar para o próximo jogador.

Vence o jogo aquele que ficar sem nenhuma peça primeiro.

Variações do jogo:

Fichas escritas de diferentes formas o mesmo nome. Cada aluno deve encontrar todas as fichas com seu nome podendo agrupar, colar, fazer um relatório mencionando a quantidade de nomes encontrados...

 

Atividades Lúdicas para Alfabetização - Jogo do Quebra-Cabeças


Material: cartolina e canetinha.

Elaboração do material: recortam-se rectângulos de cartolina. Em cada cartão escreve-se o nome de um aluno da sala de aula. Devem-se fazer dois a três cartões com o mesmo nome. Divide-se o cartão em dois pedaços variando a forma do corte.

Jogo: a cada grupo de alunos, a professora entrega um conjunto de nomes com peças embaralhadas. Os alunos deverão montar o quebra-cabeças e identificar qual colega tem o seu nome escrito no cartão.

Variações do mesmo jogo:

2.1 Dividir o nome em mais de dois pedaços.

2.2 Num pedaço do quebra-cabeças escreve-se a letra inicial e no outro e o restante do nome.
2.3 Dividir o cartão em letras. Exemplo:
2.4 Usar palavras do vocabulário em estudo no lugar dos nomes;

2.5 Desenho e palavra: divide-se o cartão com traços pontilhados. Entrega-se a cada aluno dois ou três cartões. A criança escreve uma palavra na parte inferior e na parte superior desenha o que foi escrito.

No momento seguinte, a criança deve recortar o cartão observando as linhas pontilhadas. Depois, é só trocar com o colega, embaralhar e montar.



2.6 Quebra cabeça de frase. Exemplo:
 

Atividades Lúdicas para Alfabetização – Jogo da Memória


Jogo: As regras do jogo são as mesmas do convencional Jogo da Memória. Recortam-se fichas quadradas de cartolina do mesmo tamanho. Em cada ficha escreve-se o nome de um membro do grupo e, noutras fichas, a letra inicial de tal modo que cada participante tenha um par de fichas - nome e letra inicial.

Para iniciar o jogo, viram-se as fichas com o escrito para baixo. Um aluno vira duas fichas em busca dos respectivos pares (nome e letra inicial). Cada vez que um aluno encontrar o par deve jogar novamente.

Vence o jogo o aluno que conseguir o maior número de pares no final do jogo.

Podemos variar este jogo usando palavras do vocabulário em estudo e desenhos feitos pelas crianças ou palavra escrita em script e palavra escrita com letra cursiva.




Atividades Lúdicas para Alfabetização – Jogo do “Mico” Preto


Material:cartolina e canetas.

Elaboração do material: recorta-se a cartolina em rectângulos de 10 cm x 6 cm. Escreve-se o nome do aluno em dois cartões de tal maneira que cada aluno tenha o seu nome escrito duas vezes.

Numa outra cartela solicita-se que um aluno desenhe um “MICO” que ficará sem par.

Jogo: para cada grupo de 4 alunos é distribuído um cartão com um desenho de Mico e 12 pares de nomes. Embaralham-se os cartões e distribui-se um a um para cada jogador. Sem deixar que os colegas vejam, procurar encontrar os pares nos cartões recebidas. Caso seja encontrado, o aluno mostra-o para os demais jogadores e retira o par para o lado para posterior contagem de pontos.

Inicia-se a rodada por um aluno que escolhe, sem ver, uma carta da mão do colega que se encontra à sua direita. Confere para ver se tem outra igual entre as suas cartas, com o objectivo de formar o par.

Seguem-se tantas rodadas quantas forem necessárias para que todos os pares sejam encontrados. Ganha o jogo quem adquirir o maior número de pares.


Variações do jogo:
3.1 palavra x desenho. Exemplo:

3.2 letra inicial x nome do aluno;

3.3 palavra x palavra;

3.4 letra script x letra cursiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário