PAPER
CLAY
A mistura de papel com argila (Paper Clay) apresenta características próprias. As peças depois de queimadas ficam mais leves pois a celulose, usada na composição da massa, incinera-se durante a queima. Outra característica significativa é sua resistência a grandes tensões, face à sua plasticidade, obedecidas certas especificações quanto ao percentual de papel na massa. Esta particularidade permite modelar formas ousadas, necessárias, muitas vezes, quando da confecção de esculturas. Pode-se usar muitos tipos de papéis: papel toalha, higiênico, de embrulho, de algodão, de formulário de computador, papelão da embalagem de caixa de ovos e outros. O papel de capa de revista não é recomendado pois geralmente contem colas e resinas. Quando se usa papel de jornal deve-se verificar se a tinta de impressão contém chumbo — material bastante tóxico. Se sim não usar. Preparo da polpa de papel Coloca-se o papel, já picado, num recipiente com água quente, deixando de molho por 24 horas. |
O
passo seguinte é bater no
liquidificador até formar
uma massa bem homogênea. Pode-se substituir o liquidificador por um misturador acoplado a uma furadeira, como na foto. |
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Em
seguida coloque o papel,
já batido, num escorredor ou
peneira,
para
retirar o excesso de água.
Muito recomendado, para fazer este e os demais procedimentos de manuseio, é proteger as mãos com luvas evitando o contato da pele com a química dos papéis. |
Mistura do papel com a
argila
Misture o papel
com a argila na proporção de até 50% de
barro e 50% de papel. Normalmente esta proporção é feita com 20 ou 30% de
papel.
Note-se que pode-se fazer a mistura considerando o peso ou o volume.Fazendo experiências você achará uma relação ideal para as suas necessidades. Se usar argila em pó (seca), deixe o papel secar completamente para que a proporção da mistura fique correta. Se usar argila líquida deve-se retirar o excesso de água contida no papel deixando-o úmido. Bata o Paper Clay da mesma maneira acima referida (usando liquidificador ou misturador), acrescentando água se necessário. Se desejar pode-se misturar manualmente. Neste caso o resultado final apresentará uma acentuada textura na superfície das peças. |
Dando continuidade coloque a mistura,
papel/argila, para secar até que
fique com a consistência adequada para a modelagem do que se quer fazer. O uso de uma placa de gesso acelera o processo de secagem. |
Uma das
vantagens do Paper Clay é que ainda no ponto
de couro você pode molhar a peça e
continuar a trabalhar com facilidade. Nesta fase pode-se acrescentar novas
partes ao que se está confeccionando, pois a junção de ambas ocorre sem
dificuldade com a ajuda de uma barbotina. Na confecção de peças próprias para líquidos: copos, xícaras, vasos etc a mistura deve ser em torno de 80% de argila e 20% de papel. Com esta proporção normalmente não ocorrem vazamentos por ficar a parede da peça pouco porosa — aerada. Note-se que outras proporções de argila e do papel podem ser experimentadas. Observamos que o esmalte também tem influência no resultado final. Ou seja faça testes. |
Cynthia Gavião, ceramista com ateliê em São Paulo-SP, modela peças de Paper Clay
no torno de oleiro e em placas. A artista ministra Workshops, regularmente, em vários locais do Brasil. Veja abaixo alguns de seus trabalhos e visite seu site: http://www.cynthiagaviao.com.br
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Uso no torno de oleiro
Pode-se
usar Paper
Clay
na modelagem de peças usando torno de oleiro. Mas para isto a proporção da
mistura deve conter em torno de 20% de papel. Usando-se uma maior porcentagem de
papel o trabalho de levantar a peça se torna desconfortável para as mãos,
face à consistência da massa. No entanto, se a polpa usada tiver sido muito
bem misturada e a argila for bem plástica, o Paper
Clay
vai ficar semelhante a uma argila/massa comum. Mas
faça testes, muitos testes.
Precaução na queima
O Paper Clay pode ser queimado em forno elétrico ou a gás (inclusive no de Raku). Importante observar que o forno deve estar situado em local bem ventilado e com os escapes abertos para facilitar a saída da fumaça até que todo o papel usado na mistura queime por completo, geralmente ao atingir 500°C, após duas ou três horas do início da queima. Mistura A mistura Paper Clay dá bolor (mofo tóxico) e cheira mal após algum tempo, quando ainda crua, sem queimar. O ideal é preparar a quantidade necessária não deixando sobras. Se não for possível guarde o que sobrar na geladeira. Assim procedendo o material resistirá bastante tempo. Esmaltação A esmaltação, após a queima de biscoito, das peças confeccionadas com Paper Clay, ocorre da mesma maneira das feitas só com argila. |
Fibra Cerâmica
Outro modo de preparo do Paper Clay é
usando fibra cerâmica misturada
com um pouco de papel. Este processo permite confeccionar peças com espessuras muito finas e paredes translúcidas. Neste caso a mesma observação: faça testes. Muito importante: o manuseio da fibra cerâmica deve ser feito com o máximo cuidado — não deixe de usar máscara e luva.
Trabalho
de Cynthia Gavião.
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Pesquisa e texto: Renato Wandeck Fotos: Cynthia Gavião e Renato Wandeck |
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