Seguem mais algumas atividades para a Educação infantil.
Atribuo os créditos à Profª Laudiana Batista de Oliveira - Professora dos colégios Maria Apparecida de Miranda e Alba de Melo Bonilha.
Tenham todos um excelente fina lsemana e um feriadão merecido.
Contribuições podem ser enviadas para meu e-mail - supervisorzezinho@gmail.com
Assim que analisar a pertinência das atividades, postarei para todos que quiserem incrementar suas aulas.
Adivinha qual é a palavra: o professor deverá fazer fichas
com as sílabas trabalhadas. Entregar para cada aluno uma palavra diferente
dividida em sílabas.
Cada aluno deverá adivinhar qual é a palavra que lhe foi
dada, juntando as sílabas e formando a palavra. O aluno que errar deverá pagar
prenda. O aluno que acertar ganhará um ponto. Depois de cada partida, troca-se
a palavra com o coleguinha do lado, que deverá adivinhar qual é a palavra.
Continua o jogo até que todos os alunos tenham formado todas as palavras. O
aluno que conseguir mais pontos será o vencedor.
Qual é a
palavra?: o professor deverá escrever em fichas palavras com as
dificuldades ortográficas trabalhadas. Colocar as fichas numa sacolinha. Chamar
uma criança na frente e pedi-la que tire uma ficha do saquinho. A criança
deverá ler corretamente a palavra e dizer o número de sílabas. O professor
mostra para a turma, que falará se ela acertou ou não. Se errar, paga uma
prenda. Se acertar, ficará com a ficha e voltará para a mesa. Continuar
até que todas as crianças tenham participado.
Jogo de
formar frases: dividir a turma em dois grupos. Em cada rodada, um aluno do
grupo tira uma palavra da caixinha e a lê. Depois, ele deverá escrever no
quadro uma frase contendo a palavra. Se o aluno acertar a palavra ganha um
ponto e se souber fazer a frase, ganha outro ponto para o grupo. Se errar, um
participante do outro grupo tenta ler a palavra. Se acertar, o seu grupo
ganhará o ponto.
Juntando
as sílabas: dividir a turma em grupos. Dar um jogo de palavras dissílabas para
cada grupo. Espalhar as fichas na mesa, viradas para baixo. Cada aluno vira
três fichas, uma de cada vez, tentando formar uma palavra. Se conseguir, o
aluno fica com as fichas que formarem a palavra. E joga novamente. Se não
conseguir, vira novamente as fichas par baixo no mesmo lugar e passa a vez. O
aluno que conseguir formar mais palavras ganhará o jogo.
Jogo da
árvore sabida: fazer duas árvores (de cartolina, papel fantasia, E.V.A., camurça,
etc). Fazer frutinhas. Fazer fichas com palavras com a dificuldade ortográfica
trabalhada. Separar a turma em dois grupos. Cada grupo ficará responsável por
uma árvore. O professor deverá colocar as palavras em um saquinho. Cada aluno
deverá tirar uma palavra e ler. Se ler corretamente, ganhará uma frutinha.
Ganhará o jogo o grupo que tiver mais frutinhas na árvore.
Lojinha das letras: para essa brincadeira serão necessários um grande número de letras, retiradas de jornais e revistas. Algumas crianças se encarregarão da lojinha (são os comerciantes). As outras vão comprar as letrinhas que precisarem para formar as palavras que quiserem (são os fregueses). Xerox de notas e moedas verdadeiras simbolizarão o dinheiro. Ao final, cada criança ditará as palavras que formou, e o professor as escreverá no quadro. O próprio aluno observará as diferenças ou semelhanças entre a sua palavra formada e a do quadro.
Lojinha das letras: para essa brincadeira serão necessários um grande número de letras, retiradas de jornais e revistas. Algumas crianças se encarregarão da lojinha (são os comerciantes). As outras vão comprar as letrinhas que precisarem para formar as palavras que quiserem (são os fregueses). Xerox de notas e moedas verdadeiras simbolizarão o dinheiro. Ao final, cada criança ditará as palavras que formou, e o professor as escreverá no quadro. O próprio aluno observará as diferenças ou semelhanças entre a sua palavra formada e a do quadro.
Alfabeto em caixa: Para essa brincadeira serão necessárias uma sacolinha contendo fichas com alfabeto móvel, revistas e jornais para recortar, caderno, uma caixa enfeitada. Cada criança retirará da sacola uma letra do alfabeto. Em seguida deverá procurar na revista ou jornal, palavras iniciadas com essa letra recortar e colar no caderno. Essas fichas são colocadas na caixinha. Em seguida cada aluno deverá retirar da caixa uma ficha, ler a palavra e falar uma frase com ela. Depois, o professor poderá escrever a palavra no quadro, para que as crianças a visualizem e copiem.
Sorteando o alfabeto: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: ficha quadriculada para cada aluno como a do modelo abaixo, um envelope com letras do alfabeto, para cada grupo, lápis preto e de cor. Os alunos se reunirão em grupos com cinco componentes. Cada aluno deverá escrever em sua ficha quadriculada o seu nome, usando letras maiúsculas. Um dos componentes do grupo deverá sortear a letra do alfabeto móvel contidas no envelope e ler para os colegas. Cada aluno que tiver a letra sorteada deverá colorir o quadrinho com lápis de cor. Será o ganhador aquele que colorir o seu nome todo em primeiro lugar.
Variação: Nas próximas rodadas, o professor
poderá pedir que escrevam o nome do pai, mãe, professora, de animais, objetos,
etc.
Modelo da ficha do aluno:
Futricando o alfabeto: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: uma sacola de pano ou plástico e alfabeto móvel. Os alunos deverão estar sentados em círculo, na área livre da escola, ou na sala de aula. A sacola, contendo as fichas do alfabeto, deverá percorrer de mão em mão. Ao sinal da professora (uma palma, um apito), o aluno que estiver com a sacola deverá retirar uma ficha e ler a letra contida nela. Em seguida, deverá falar três palavras que comecem com ela. Quem errar pagará uma prenda.
Brincando com letrinhas: para essa brincadeira serão necessários os seguintes materiais: cartões contendo vogais. Alunos assentados em círculo. Cada criança deverá ter um cartão com uma vogal. O professor dirigirá a brincadeira, chamando o aluno pelo nome. Este deverá levantar a ficha, mostrá-la à turma e falar a letra que ela contém, juntamente com uma palavra que comece com essa letra. O professor pode explorar as aglutinações, chamando dois ou três alunos, formando: AI, EU, IA, OI, etc. O professor deverá dar a oportunidade de todos os alunos participarem da brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário