Seguem mais algumas atividades para a Educação infantil.
Atribuo os créditos à Profª Laudiana Batista de Oliveira - Professora dos colégios Maria Apparecida de Miranda e Alba de Melo Bonilha.
Brincadeiras
Atividade 1 -
Joguinho da caixinha do alfabeto: colocar dentro de uma caixa enfeitada
várias fichas com as letras do alfabeto, exceto as letras K, W e Y. Cada
criança retira uma letra e diz o nome de uma pessoa ou escreve no quadro uma
palavra que comece com essa letra. Se acertar, ganha um ponto. Se errar, paga
uma prenda.
Atividade 2 -
Joguinho de palavras utilizando jornais e revistas: dividir a turma em
grupos e distribuir entre eles jornais e revistas. O professor pede que eles
procurem e recortem uma palavra com 5 letras. O grupo que achar primeiro ganha
ponto. O jogo continua com o professor pedindo que os alunos recortem de
jornais e revistas palavras que tenham:
·
4 letras
·
2 letras A
·
8 letras
·
letra e no final
·
1 palavra começada com a letra b, c, d ...
·
1 letra u
·
1 letra i
·
com 2 vogais diferentes
·
palavras começadas com letra maiúscula.
·
Palavras terminadas com m, s, etc.
Atividade 3 -
Jogo com vogais: os alunos recebem uma cartela como o modelo e deve
completá-la com nomes começados com as letras indicadas.
Nomes
|
A
|
E
|
I
|
O
|
U
|
Frutas
|
|||||
Nomes
|
|||||
Animais
|
Atividade 4 -
Jogo de formar frases: O professor deverá confeccionar fichas com
palavras que comecem com a letra trabalhada. Em seguida colocará em uma
caixinha enfeitada. A turma será dividida em duplas. Cada dupla
sorteia uma ficha da caixinha. A dupla deverá fazer frases com a palavra em uma
folha ou no caderno. A dupla que conseguir formar o maior número de frases
ganhará o jogo.
Atividade 5 -
Joguinho
com dados:
confeccionar 4 dados com as seguintes sílabas para cada um: (DA – CO – BE – E –
BO - ); (DE – CA – BA – I - ); (BÃO –
CU – BI – O – DU - );
(DI – DÃO – BU – DO – U – ). Pedir
que
cada grupo forme palavrinhas jogando os dados. O grupo que conseguir formar
primeiro uma palavrinha. Ganhará um ponto. No final, o grupo que tiver mais
pontos será o vencedor.
Variação: dividir a turma em duplas Cada aluno
jogará o dado com as sílabas TE, MA, PE, CO, FA, LU. A partir da sílaba que
ficou voltada para cima, o aluno formará palavras de 4 letras ou duas sílabas e
as escreverá no caderno. As sílabas podem constar no início ou no final da
palavra. A dupla que conseguir o maior número de palavras será a vencedora.
Atividade 6 -
Jogo de formar palavras: Separar a turma em duplas, entregar uma folha
para cada dupla. A dupla que formar mais palavrinhas e mais rápido será a
campeã. As palavras formadas poderão ser colocadas em uma folha e afixadas no
varal ou mural. Exemplo de folha:
CA
|
CUI
|
DE
|
DO
|
I
|
DA
|
BI
|
BO
|
BE
|
A
|
DÃO
|
BU
|
BA
|
CO
|
E
|
BÃO
|
DI
|
BA
|
U
|
CU
|
CÃO
|
DA
|
CA
|
O
|
DU
|
Atividade 7 - Montando
palavrinhas com caixas de fósforo: encapar várias caixinhas de fósforo com
papel fantasia, escrever as sílabas que correspondam às palavras desejadas ou o
alfabeto repetindo as sílabas mais usadas.
Atividade 8 -
Falta uma letra: o professor deverá confeccionar cartões com palavras
onde deverá estar faltando uma letra em cada palavra. A turma será dividida em
duplas que receberá um cartão. Eles deverão descobrir qual é a letra que está
faltando. Se acertarem ganharão um ponto.
Atividade 9 - Roleta de
palavras com a letra ____: para esse jogo serão necessárias 1 roleta e 1
cartela. A classe será dividida em grupos de 4 alunos. Cada aluno terá uma
cartela para escrever as palavras. Tira par ou ímpar pra ver quem começa.
O jogador deverá rodar a roleta e falar um nome que tenha a letra trabalhada;
no início ou no meio da palavra. A cada acerto ganhará um ponto. Segue
abaixo o modelo de roleta e de cartela:
CARTELA
Jogadas
|
Palavra
|
1a
jogada
|
|
2a
jogada
|
|
3a
jogada
|
|
4a
jogada
|
Atividade 10 -
Adivinhe se puder: Fichas com palavras escritas de forma correta e
fichas com as mesmas palavras, porém com as letras fora de ordem. Divida a
turma em dois grupos. Entregue uma ficha com uma palavra para cada aluno.
Depois, o professor deverá colocar as fichas com as letras fora de ordem (no
quadro, no varal, no mural ou na parede). O aluno deverá achar a ficha que
tenha a sua palavra, porém com as letras fora de ordem. O aluno que conseguir
descobrir a palavra ganhará 2 pontos. Não vale outro aluno do grupo ajudar o
colega. Se o aluno ler corretamente a palavra ganhará 1 ponto para o grupo.
Ganha o jogo o grupo que tiver mais pontos.
Tenham todos uma excelente semana.
Contribuições podem ser enviadas para meu e-mail - supervisorzezinho@gmail.com
Assim que analisar a pertinência das atividades, psotarei para todos que quiserem incrementar suas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário